O Novo Acordo Ortográfico

Um olhar sobre o novo

O Novo Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa: o que muda o que não muda, da Editora Contexto, 1ª edição, 2009, de Maurício Silva, é um livro que informa as novas mudanças ortográficas do português, as quais tem apelo midiático desde o início do ano de 2009.

Vale ressaltar que mais do que um livro que contém apenas regras ortográficas, a obra de Maurício Silva permite aos leitores terem uma visão global sobre o tema, com um apanhado histórico do Acordo, os motivos pelos quais foi aprovado, a complexidade do assunto e opiniões de especialistas da língua tais como Fernando Veríssimo.

Além de tais aspectos complementares do livro, Maurício Silva foi muito habilidoso ao estruturar as explicações sobre as mudanças ortográficas. Ele traz, no livro, para todas as mudanças, o título com a regra geral e, em seguida, exemplificações de como era antes e como ficou depois do Acordo, de modo a facilitar a fixação da nova ortografia por parte do leitor, a partir da comparação de dados anteriores e posteriores ao Acordo.

Um dado muito interessante do livro é a apresentação, no final, do documento oficial do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, na íntegra, que, mesmo com uma linguagem de difícil absorção popular, é extremamente relevante àqueles que necessitam de tais informações para futuros estudos de como o Acordo foi interpretado pelos responsáveis do idioma em nosso país e quais os impactos e distorções do Acordo no Brasil.

A obra, de Maurício Silva, pode ser considerada diferenciada positivamente, em comparação a alguns livros, jornais, revistas e portais eletrônicos de informação, por mais do que ter o objetivo de explicar aos cidadãos, também tem o objetivo de conscientizá-los a respeito do todo que envolve e envolveu as questões políticas da unificação do idioma. Portanto, o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: o que muda o que não muda, mais do que um livro instrumental, é um livro informativo.
AUTOR: Alan Souza Lima